Adriane Lopes, do Progressistas, é a primeira mulher a efetivamente administrar Campo Grande. A Prefeita da Capital de Mato Grosso do Sul impõe uma gestão diferenciada na recuperação de unidades de saúde, revitalização de todas as escolas, infraestrutura de asfalto e investe na busca de melhorias para a geração de emprego e renda.
Em levantamento divulgado no último fim de semana pelo portal Poder 360, a prefeita Adriane Lopes (PP) se caracteriza como candidata competitiva na disputa para reeleição em 2024. Desta forma, a atual chefe do executivo Municipal aparece entre os 11 prefeitos e prefeitas de Capitais que estão em 1° lugar ou empatados tecnicamente em relação a outros nomes.
O levantamento é baseado na pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking em 1° de dezembro, onde Adriane desponta com o maior crescimento em relação a outros nomes citados, estando inclusive na liderança – em um possível cenário – com 26,2%.
A pesquisa foi realizada de 20 a 30 de novembro deste ano, junto a 2 mil moradores das sete regiões urbanas de Campo Grande (Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo) com pessoas de 16 anos ou mais de idade.
Segundo instituto, a pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar, tendo intervalo de confiança de 95% e a margem de erro máxima estimada de 2,5% para mais ou para menos.
“A pesquisa consolida o resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo há mais de um ano à frente do Executivo Municipal da capital de Mato Grosso do Sul. Em pouco tempo temos realizado um trabalho feito com compromisso, responsabilidade e dedicação aos projetos, e a todos os campo-grandenses, assim é pautada a nossa gestão”, disse Adriane Lopes, destacando que o projeto prioritário de sua gestão é o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, além da Educação.
Revolução na Capital
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, mostra seu jeito independente de administrar a Capital, como uma gestora que quer deixar uma marca na história da Cidade, através de projetos inovadores como o Parque Turístico Municipal, Parque Tecnológico (ParkTec) e uma verdadeira revolução na Educação com a reforma simultânea de todas as 205 unidades escolares incluindo instalação de ar-condicionado e energia fotovoltaica, ação nunca vista na história da Reme.
Além da revitalização das Unidades de Saúde – que já estão acontecendo, foi inaugurado o Saúde Delas – Centro de Referência da Mulher Atendimento Materno Infantil, reforçando o cuidado para este público.
O serviço é inédito da Rede Municipal de Saúde e oferece desde consultas especializadas a exames das mais diversas especialidades. “A primeira infância é muito importante e nós estamos trabalhando para neste tempo, trazer resolutividade na área da Saúde, em especial às mulheres e nossas crianças”, pondera Adriane.
Foram adquiridos mais de 2,4 mil computadores para a rede de Saúde da Capital e implementação do sistema Helper, para modernizar a gestão e promover celeridade no atendimento aos campo-grandenses.
Adriane Lopes lançou outros projetos inovadores como o Programa Juntos Pela Escola, que irá revitalizar as 205 unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), resultando no maior pacote de ações da história da educação da Capital, com a construção de 166 salas modulares nas escolas, mais 6,6 mil vagas na Rede Municipal de Ensino (Reme) em 2024, e chamamento de mais de 300 professores.
Responsável pelo planejamento desse marco histórico, que se traduz em uma evolução nos investimentos na Educação, são mais de 4 mil aparelhos de ar-condicionado que serão adquiridos e instalados em todas as salas de aulas pela atual gestão. Para isso, a Prefeitura vai instalar em toda a rede de ensino o sistema de energia solar.
Em fevereiro do próximo ano serão entregues as obras das Emeis Jardim Inápolis e São Conrado.
“Lançamos também o maior pacote de investimentos da história da educação dessa cidade. Quando eu disse, ao assumir essa gestão, que educação é prioridade, eu não estava brincando. Eu não vim prometer, eu vim fazer com que a educação de Campo Grande se torne referência nacional. Eu sou mulher, eu sou mãe e eu sei as dificuldades que as mulheres passam quando precisam de uma vaga em uma escola. Nós sabemos o quanto é importante a educação na vida de uma criança. Eu sou fruto da educação. E quando eu falo na Capital das Oportunidades, eu não posso falar na Capital das Oportunidades sem pensar na educação, que transforma as vidas para o futuro dessa cidade”, enfatizou a prefeita Adriane Lopes.