Com 9,8ºC na região do Aeroporto Internacional, Campo Grande registrou na manhã desta terça-feira (1º) a menor temperatura para o mês de novembro em 49 anos. “Já são as menores desde 1973 na Capital, Dourados e Corumbá”, disse o meteorologista Natálio Abrahão. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica mínima de 7ºC para amanhã em Ponta Porã e 8ºC em Iguatemi, Corumbá e Dourados.
Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, em vídeo divulgado pelo Climatempo, essa frente fria atípica que chegou no Brasil vai ser estudada por muita gente nas faculdades de meteorologia, porque é muito especial. “Por isso que a gente começou a dar tanto alerta sobre ela na semana passada”.
Josélia explicou que essa frente fria já seria considerada muito forte se estivesse acontecendo em julho, no auge do inverno. “Então é como se a gente transportasse o Brasil de novembro para julho, tamanha é a intensidade dessa massa de ar polar”.
Segundo o Climatempo, essa frente fria é muito forte para esta época do ano, causando temperaturas muito baixas e incomuns para novembro em Mato Grosso do Sul e outros Estados do Brasil. O frio é intenso para novembro também no Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.
Na região Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens, mas a forte presença do ar frio de origem polar deixa a temperatura muito baixa, para novembro, o dia todo. As madrugadas serão muito frias e na semana que vem começa a esquentar de novo. “O frio só vai embora a partir de quinta-feira (3)”, afirmou Natálio.
Para amanhã, a previsão indica tempo estável com sol e variação de nebulosidade devido ao avanço do ar frio impulsionado por um sistema de alta pressão pós-frontal. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em grande parte do Estado, são esperadas rajadas de vento entre 40 a 60 km/h.
CAMPO GRANDE NEWS