InícioSaúdeCovid-19: Prefeitura já recebeu primeiras doses da vacina Oxford-AstraZeneca/Fiocruz

Covid-19: Prefeitura já recebeu primeiras doses da vacina Oxford-AstraZeneca/Fiocruz

São Gabriel do Oeste está preparada e conta com insumos como seringas e agulhas para uso na campanha

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste recebeu na tarde desta segunda-feira (25), 150 doses de vacina contra a Covid-19 de Oxford – AstraZeneca/Fiocruz do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, as doses são destinadas para os profissionais de saúde da linha de frente de combate à pandemia.

Além das 150 doses, o município já havia recebido outras 450 do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac Biotech. Das 450 vacinas, 225 foram aplicadas e 225 estão armazenadas para aplicação da segunda dose que, de acordo com normas técnicas vigentes, deve ser realizada 15 dias após a primeira aplicação do imunizante. Já as 150 doses da vacina de Oxford serão aplicadas em sua totalidade neste primeiro momento pois a sua próxima etapa de imunização acontece após um período de 90 dias.

Conforme explicou Thaís Marroco, coordenadora responsável pela Central de Imunização de São Gabriel do Oeste, a campanha vem seguindo todas as orientações do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, priorizando a vacinação de médicos, técnicos em enfermagem e demais servidores que atuam em contato direto com pacientes. Thaís também informou que uma nova remessa de vacinas deve ser recebida nas próximas semanas e que, após a vacinação completa dos profissionais de saúde, a campanha seguirá com o próximo grupo prioritário – o de idosos acima de 75 anos.

São Gabriel do Oeste está preparada e conta com insumos como seringas e agulhas para uso na campanha. As próximas etapas devem acontecer mediante a novas entregas de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Vacina Oxford-AstraZeneca/Fiocruz

A vacina de Oxford utiliza uma tecnologia conhecida como vetor viral recombinante. Ela é produzida a partir de uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés e que não causa doença em humanos. A esse imunizante foi adicionado o material genético usado na produção da proteína “spike” do Sars-CoV-2 (a que ele usa para invadir células), induzindo os anticorpos.

O carregamento com 44 caixas da vacina, produzidas pelo laboratório indiano Serum, somando 22 mil doses, desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande na tarde do último domingo e foi distribuída rapidamente aos 79 municípios pelo Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação PMSGO

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

Vários municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta para risco de chuva intensa entre domingo e segunda-feira(30)O alerta é válido para Água...
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade