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Em quinze dia, Mutirão da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Campo Grande tem quase 700 pacientes agendados

O Mutirão da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo atender aos pacientes que aguardam consulta em psiquiatria através do Sisreg, já realizou 681 agendamentos desde o dia 17 de fevereiro. A Sesau observa um absenteísmo de 30% entre os pacientes que confirmaram que iriam à consulta em um primeiro momento.

“Esse número em muito nos preocupa, porque são pessoas que não comparecem às consultas e ocupam as vagas de outros pacientes que já poderiam ser atendidos”, lamenta a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Gislayne Budib. Para ela, o mutirão teria ainda mais efetividade se todos que confirmaram a presença quando foram informados da consulta de fato comparecessem.

Dos quase 700 pacientes agendados para a consulta de triagem com médico psiquiatra, 230 continuarão fazendo acompanhamento no CAPS e outros 204 serão acompanhados pelo profissional que atua na equipe e-Multi na unidade de referência da região onde os usuários moram.

“Infelizmente, o absenteísmo é uma realidade em todas as especialidades aqui na Capital, mesmo informando com antecedência, ainda temos um índice de faltosos muito elevado. Por isso, a Secretaria tem buscado alternativas como forma de evitar que o paciente não compareça”, informa a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Ela ainda completa que as ferramentas como SMS e Whatsapp estão se tornando aliados da pasta no combate ao absenteísmo, uma vez que o paciente é notificado da consulta e pode, dentro de um prazo estabelecido, confirmar a presença ou até mesmo cancelar o atendimento, permitindo que outra pessoa ocupe aquela vaga.

Mutirão da Saúde Mental Infanto-Juvenil

Crianças e adolescentes que aguardam pelo agendamento com psiquiatras também passarão por um mutirão, que acontecerá no próximo dia 15 de março. O objetivo, segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, é que a fila de pacientes residentes em Campo Grande seja zerada.

“Já estamos realizando a capacitação de servidores e de voluntários para atendimento das famílias e pacientes. Estas pessoas atuarão em diversas frentes, desde orientação e encaminhamento aos consultórios até na recreação dos pacientes, uma vez que eles estarão na unidade de saúde aguardando o atendimento”, conclui Gislayne.

#ParaTodosVerem
FotoCapa: Fachada do CAPS AD III Guanandi

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