InícioBrasilOperação mira presos de MT que aplicavam golpes em produtores rurais de...

Operação mira presos de MT que aplicavam golpes em produtores rurais de MS

Policiais civis de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso e a Polícia Penal do estado vizinho deflagraram, nesta terça-feira (3), a Operação Defensio Agro, para desarticular organização criminosa responsável por golpes que tiraram ao menos R$ 500 mil de produtores rurais.

Os mentores dos golpes são presidiários recolhidos em penitenciárias mato-grossenses e as vítimas foram, na sua maioria, agricultores da região de Dourados, onde as investigações estão concentradas.

De acordo com o delegado Erasmo Cubas, chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, as buscas foram cumpridas nas celas dos líderes da quadrilha e em residências em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, outras duas cidades de Mato Grosso.

Segundo o delegado, a investigação teve início em janeiro de 2024, quando produtores rurais da região de Dourados foram vítimas de golpe sofisticado, em que os autores os induziam à compra de grãos se passando por outros produtores.

“O grupo criminoso operava com alto grau de organização, detendo informações estratégicas sobre cada produtor, armazéns, corretores e das dinâmicas de comercialização dos grãos de soja e milho, criando um enredo convincente que resultava no prejuízo imediato para as vítimas”, afirma a Polícia Civil.

Ao longo de 2024, as fraudes aplicadas pela organização criminosa resultaram em prejuízo superior a meio milhão de reais aos produtores rurais.

Com o avanço das investigações, a polícia identificou o núcleo central da quadrilha, que operava a partir de presídios de Cuiabá. Os responsáveis pelo setor financeiro do esquema atuavam em liberdade, para viabilizar a movimentação dos valores obtidos através dos golpes.

Conforme Erasmo Cubas, a operação representa avanço significativo no combate aos crimes que impactam o setor agropecuário da região, desmantelando estrutura criminosa responsável por fraudes milionárias. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos.

 

Matéria: Campo Grande News

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

Vários municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta para risco de chuva intensa entre domingo e segunda-feira(30)O alerta é válido para Água...
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade