Pelo menos 218 toneladas de maconha em fase de cultivo foram eliminadas nos dois primeiros dias da 49ª edição da Operação Nova Aliança, desencadeada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e Polícia Federal na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
Maior ação permanente contra roças da droga no mundo, a Nova Aliança é desenvolvida por equipes terrestres com apoio de helicópteros da PF brasileira e das forças armadas paraguaias. Nesta etapa o trabalho ocorre nos arredores de Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay e cidade-gêmea de Ponta Porã (MS).
Conforme a Senad, nos dois primeiros dias da operação foram desmantelados 64 acampamentos montados pelos traficantes em áreas de mata para processar a droga e erradicados 57 hectares da erva em fase de colheita. Cada hectare produz, em média, 3.000 quilos da maconha pronta para o consumo.
Também foram incinerados 47,8 mil quilos da erva picada e galhos sendo secados ao sol. A agência paraguaia estimou em 6 milhões de dólares o prejuízo causado às organizações criminosas. A maior parte das roças de maconha na linha internacional é controlada por facções brasileiras.
Matéria: Campo Grande News