A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,8 toneladas de maconha em duas ocorrências, nesta sexta-feira (27), em Campo Grande (MS).
De acordo com as informações divulgadas, o primeiro flagrante aconteceu quando os policiais deram ordem de parada a um Chevrolet/Onix, porém o condutor não obedeceu e iniciou fuga – momento em que o motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista.
O homem e um passageiro foram detidos. No veículo foram encontrados 305 Kg de maconha.
Já a segunda apreensão ocorreu em uma fiscalização a um caminhão Scania, abordado na BR-163. Em meio a uma carga de algodão, o motorista transportava 1,5 tonelada de maconha.
Ao ser questionado sobre o destino da carga, o motorista se limitou em dizer que entregaria a droga em São Paulo. As ocorrências foram encaminhadas à DENAR em Campo Grande (MS).
Novembro
Em uma série de apreensões realizadas no início do mês de novembro, o Departamento e Operações de Fronteira apreendeu 8 toneladas de maconha escondida em meio uma carreta carregada com fertilizantes. no município de Itaqauiraí, cidade localizada a 382km de Campo Grande (MS).
Conforme o divulgado pelo DOF, a apreensão ocorreu durante uma ação de patrulhamento na zona rural do município, quando a equipe encontrou uma caminhonete parada ao lado de uma área de mata no Assentamento Lua Branca. Ainda segundo a equipe policial, ao realizarem a aproximação, duas pessoas fugiram a pé.
Em outra ação, no sábado (2), o DOF também foi responsável pela apreensão de outra carreta, carregada com 12,3 toneladas de maconha. A carga foi interceptada na MS-386, no Trevo Tagy, fronteira Brasil/Paraguai, em Aral Moreira, município localizado a 376 quilômetros de Campo Grande.
Na ocasião, um homem de 44 anos foi preso em flagrante. O destino final do entorpecente era a cidade de Marau (RS). O veículo é um Scania semi-reboque bitrem conduzido por um homem de 44 anos. De acordo com o DOF, o prejuízo ao crime é de R$ 30.775.000,00.
Conforme apurado pela reportagem, a droga e o veículo foram encaminhados a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron-MS), localizada em Dourados.
Em 2024, somente no primeiro semestre, o Balanço Operacional do DOF registrou a aprensão de 67 toneladas de entorpecentes. Em 2023, a corporação foi responsável pela apreensão de 117.125,812 Kg de drogas durante o ano todo.
Fonte: Jornal Midiamax