O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

DOF registra aumento de 80% nas apreensões de drogas

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O primeiro semestre de 2024 foi marcado por aumento expressivo no combate ao tráfico de drogas na fronteira em Mato Grosso do Sul. De acordo com o balanço operacional divulgado hoje (03) pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), o 1º semestre deste ano registrou um aumento de 80% de apreensões de drogas comparado ao mesmo período em 2023.

Nos primeiros seis meses do ano passado foram iterceptadas 37 toneladas de drogas, sendo a grande parte de maconha (cerca de cem quilos de cocaína). Neste ano, em igual período, o volume saltu para 67 mil quilos. O DOF não distinguiu o volume de cocaína e o de maconha.

Além disso, de acordo com o levantamento, o número de pessoas presas ultrapassa a quantidade total de todo o ano passado. Durante os primeiros 6 meses de 2024, 372 foram presas, enquanto no ano passado o número não alcançou a marca dos 300.

Rota do Tráfico

Historicamente, MS é um ponto crítico na rota de tráfico de drogas no Brasil, sendo palco de frequentes apreensões e operações policiais. Em 2023, o estado liderou o ranking nacional de apreensão de drogas, com uma média de onze ocorrências diárias, totalizando 368,93 toneladas de substâncias ilícitas. Nos últimos 10 anos, o Estado contabilizou mais de 55 mil ocorrências que envolvem desde a apreensão do tráfico de armas até drogas;

O grande volume de drogas apreendidas no Estado é explicado a partir de sua localização estratégica, fazendo fronteira com Paraguai e Bolívia, dois dos maiores produtores mundiais de drogas, a região se tornou um corredor crucial para o tráfico, que escoa as substâncias para o restante do país.

DOF

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul é uma unidade especializada da Polícia Militar, dedicada ao combate ao crime organizado na região de fronteira. Criado em 1987, o DOF atua principalmente na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços.

Suas operações envolvem patrulhamentos intensivos e ações coordenadas com outras forças de segurança. Com uso de tecnologia avançada e inteligência policial, o DOF tem desempenhado um papel crucial na segurança pública do estado, reduzindo significativamente a criminalidade nas áreas de fronteira.

Para realizar uma denúncia ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul, os cidadãos podem ligar para o número de telefone disponível 24 horas, que é o 0800-647-6300.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo a confidencialidade do denunciante. Além disso, o DOF também aceita denúncias pelo site oficial, onde um formulário pode ser preenchido com detalhes sobre o crime.

 

Fonte: Correio do Estado

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.