O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Operação de combate ao tráfico de drogas na “rota caipira” cumpre mandados no PI, SP e MS

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Quinze pessoas foram presas no Piauí, em São Paulo e no Mato Grosso do Su, na manhã desta terça-feira (27), durante a Operação DRACO-96 “Rota Caipira”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) nesses três estados.

Ao todo, a ação pretendia cumprir 18 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão domiciliar. Contudo, dois alvos estão foragidos e um foi morto antes, dispensando o cumprimento da ordem de busca contra ele.

Segundo a SSP-PI, as ordens judiciais são frutos de inquéritos policiais que apuram os crimes de constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

No Piauí, foram cumpridos 11 mandados, dentre os de prisão e os de busca e apreensão. Seis deles foram em Campo Maior, dois em Teresina, um em Altos, um em Coivaras e mais um em Piripiri.

Uma das ordens em Campo Maior não foi cumprida porque o alvo, Antônio Francisco Bento Araújo da Silva, conhecido como Galope, de 25 anos, morreu há uma semana, no dia 20 de fevereiro, antes da operação, após trocar tiros com a polícia.

Em São Paulo, uma das ordens, contra Laércio Batista Pereira, de 39 anos, foi cumprida no sistema penitenciário do estado. O homem, que responde a vários processos por crimes violentos, estava preso desde outubro de 2023 e isso possibilitou a identificação dos presos na operação desta terça.

Outros dois mandados foram cumpridos em São Paulo, em Carapicuíba e Osasco. Um deles contra a esposa de Laércio e outro contra um homem apontado como operador financeiro no sistema criminoso.

Em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, foram cumpridos três mandados, contra três pessoas de uma mesma família, um pai, uma filha e um filho.

“Rota caipira”

Os alvos da operação são suspeitos de integrar um núcleo responsável pelo tráfico de drogas de países vizinhos para o Brasil pela via popularmente conhecida como “rota caipira”, localizada no Sudeste do país, de onde os entorpecentes são transportados para outras regiões, como o Nordeste.

“Durante a ação foram presos líderes e operadores financeiros do esquema, apreendidos valores e bens obtidos como proveito do crime e documentos relacionados aos fatos investigados”, informou a SPP-PI em nota.

Ele estava foragido do sistema penitenciário piauiense e foi preso em São Paulo. Com isso, a Polícia Civil do Piauí afirmou ter obtido informações relevantes “sobre a estrutura financeira da organização criminosa”.

“Essa engenharia financeira permitia o pagamento de drogas que entravam no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a operação logística necessária para transportar essa droga ao sudeste do país e estados nordestinos de destino final”, informou a SSP-PI.

A investigação foi conduzida pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com assessoramento da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC).

A operação foi realizada por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), com apoio das polícias civis de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Fonte: G1 MS

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.