O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Com 14 mil habitantes, Coronel Sapucaia comemora aniversário

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O município de Coronel Sapucaia, 396 quilômetros distante de Campo Grande, celebra 38 anos de emancipação política nesta sexta-feira (15). A cidade possui 14.229 mil habitantes, conforme último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Coronel Sapucaia conquistou a emancipação político-administrativa em 24 de maio de 1985, data em que foi implantada no distrito a subprefeitura. O movimento pela emancipação do distrito resultou na elaboração de um projeto de lei que instituía o Município de Coronel Sapucaia. A Lei 632/85 foi publicada em 31 de dezembro deste mesmo ano.

A Lei Municipal 987, de 2009, instituía a data de 24 de maio para comemoração de emancipação do município. Anos depois, em 2021, a Lei 1.401 estabeleceu que a data oficial de aniversário de Coronel Sapucaia é o dia 15 de dezembro.

Segundo o site da prefeitura, o município foi um dos distritos do “Patrimônio da União”, de Ponta Porã, com o nome “Nhu-Verá”, de origem Guarani e significado de “Campo que Brilha”. A escolha singular do nome é devido aos campos que brilhavam ao reflexo do sol, vistos pelos paraguaios que iam para a região. A história da cidade tem seus registros datados em 1889, com a autorização da Companhia Mate Laranjeira de exploração da erva-mate.

A região foi reconhecida como Distrito de Paz Nhu-Verá, quando a Comarca de Nioaque distinguiu pontos políticos. Nesta época, os primeiros moradores chegaram ao distrito. Em dezembro de 1938, foi expedida uma certidão que criou o Patrimônio da povoação Nhu-Verá, e denominou como “Distrito de Paz de Antônio João”. Dez anos depois, o distrito passou a fazer parte da Comarca de Ponta Porã, e em 1968, com a nominação de Coronel Sapucaia, fez parte da Comarca de Amambai.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.