A prefeita Adriane Lopes (PP) liberou o Aluguel Social para auxiliar as famílias afetadas pelo incêndio que atingiu a favela do Mandela, em Campo Grande nesta quinta-feira (16), e ainda cogita aumentar o valor, que atualmente é de R$ 500.
“Foram liberados R$ 500 para as pessoas nessa situação. Agora estamos avaliando aumentar esse valor. Ontem ofertamos esse Aluguel Social, mas muitos preferem permanecer no local. Estamos montando um plano para poder ver o que faremos com essas pessoas”, disse.
Ao todo, a favela abrigava cerca 187 famílias. Desse total, 67 delas foram atingidas. A prefeitura agora aguarda o levantamento da Defesa Civil para, então realizar um plano de ação.
A chefe do executivo municipal afirmou que 15 famílias foram levadas para uma escola municipal e lá, permanecerão pelo tempo que for preciso.
Adriane contou ainda disse que boa parte dos moradores do local, já estavam com o processo de regularização da casa própria, mas acabaram sendo surpreendidos com a tragédia.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e fez a liberação de outros barracos que não foram afetados pelo fogo.
Ajuda
A comunidade campo-grandense se mobiliza para ajudar moradores que tiveram as casas destruídas pelo incêndio.
Entre os itens que podem ser doados estão: alimentos, materiais de higiene, fraldas descartáveis, água mineral, limpeza, roupas, colchão, enxoval de cama e de banho, materiais de construção e outros itens básicos.
Veja como e onde ir para doar
Uma igreja, que atende a comunidade do Mandela, está com quatro pontos de arrecadação. Para informações, ligue no (67) 9 9173-7376. As doações podem ser levadas nos seguintes endereços:
- Rua Tangará da serra, nº 100;
- Rua Antoninho Zandomenighi, nº 7;
- Rua Tangará da Serra, nº 61;
- Av. Dos Eucaliptos, nº 315.
O Fundo de Apoio à Comunidade está fazendo uma campanha para arrecadação de alimentos e itens básicos, que estão sendo levados para as famílias da comunidade do Mandela.
As doações podem ser levadas ao FAC, na Avenida Fabio Zahran, nº 6.000.
O Projeto Sorriso Feliz, que atende comunidades carentes, também arrecada mantimentos. Qualquer dúvida, entre em contato pelo número (67) 99623-3163. As doações podem ser entregues na Rua Anita Garibaldi, número 296, no bairro Monte Castelo.
Moradores do bairro vizinho à comunidade do Mandela também se mobilizaram. As doações são urgentes, podem ser entregues colchões, roupas, sapatos e alimentos. Para deixar a ajuda, o endereço é: Rua Pintassilgo, número 98, no bairro Morada Verde.
Fonte: G1 MS