Os novos membros do Codecon (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande) participaram nesta segunda-feira (9), da primeira reunião do Conselho após a posse, que aconteceu em 21 de setembro de 2023, para um mandato de 2 anos. São 36 integrantes (titulares e suplentes), representando órgãos governamentais e entidades não-governamentais.
Integrante da sociedade civil, Inês Santiago, que é presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, fala da iniciativa. “Já estou voltando para casa com tarefa. Para a FCDL é uma honra poder participar do Codecon, porque é uma oportunidade que os nossos filiados, os nossos representados estejam aqui fazendo a análise de projetos, concessões e incentivos que objetivam trazer mais desenvolvimento para Campo Grande. Isso é de extrema importância, porque se a cidade cresce o varejo cresce junto”, diz Inês.
Já Fábio Nogueira, que é servidor na Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb), fala sobre a importância de haver membros governamentais e não-governamentais no Conselho. “A questão de articular com várias entidades é importante, porque você tem várias visões. No meu caso, temos a visão do planejamento urbano, no caso da Semadur, também de urbanística, mas na questão de fiscalização, na Sugepe, os projetos estratégicos e também toda a sociedade Civil que vai olhar outros lados também. As ações multidisciplinares são importantes, porque a gente agrega os fatos públicos, mas também o controle social”, conclui.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, que é presidente do Codecon, explica que a reunião de hoje foi para capacitar os novos membros sobre a Lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) e também apresentar os relatórios das áreas vistoriadas. “Esta reunião teve uma pauta bem específica que foi de orientar os novos membros sobre a legislação e apresentar tudo que temos feito desde que a gestão da prefeita Adriane Lopes assumiu. O trabalho tem sido intenso para que novos incentivos pudessem ser concedidos e assim seguirmos gerando investimentos e geração de emprego na nossa Capital”, diz.
Novo Prodes
Criada pela Lei Complementar n. 418, de 15 de outubro de 2021 e regulamentada pelo Decreto n. 15.081, de 4 de fevereiro de 2022, as regras da nova Lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), permitem que, além das grandes empresas, os negócios de médio e pequeno porte também possam solicitar incentivos previstos no programa. Ainda, conforme as regras da lei em vigor, para os processos que dependam de apreciação do Codecon, deve ser realizado sorteio publicamente ao fim de cada sessão.
Na tarde desta segunda-feira foram sorteados nove processos que serão analisados pelos conselheiros e posteriormente irão para votação.




