O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Projeto Músicos do Amanhã é lançado em tarde de música é emoção

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A delicadeza da música instrumental tomou conta da Sala de Leitura e Teatro no CRAS Hércules Mandetta, no Jardim Noroeste, na tarde dessa terça-feira (15). O lançamento oficial do projeto “Músicos do Amanhã”, coordenado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), reuniu alunos, familiares, professores, autoridades e a comunidade para a entrega das camisetas que irão compor o uniforme dos participantes e apresentação.

O projeto teve início em maio deste ano, com a seleção de alunos iniciantes, de 10 a 17 anos, para participarem de aulas de aprendizagem musical dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta doce. Ao todo, 150 alunos participam das aulas com vistas a formar a Orquestra Jovem Municipal de Campo Grande. As aulas são coordenadas por professores do Curso de Música da Sectur.

“Através do projeto “Músicos do Amanhã” queremos, não apenas ensinar essas crianças a tocarem um instrumento musical, mas também oferecer a oportunidade de crescimento pessoal e cultural. Aqui é um local em que os pais ficam tranquilos que seus filhos estejam, pois sabem que aqui estão seguros, aprendendo toda a beleza da música instrumental, gratuitamente”, afirmou Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo.

“A gestão acreditou no projeto e conseguimos realizá-lo. Eu tinha os instrumentos e precisava de um local e de apoio para colocar este sonho em prática, e o mesmo me foi cedido. Isso prova que conseguimos transformar ideias em políticas públicas”, pontuou Rafael Fontinele, maestro e idealizador do projeto.

ORGULHO E OPORTUNIDADE

Com celulares em mãos e olhos brilhando, os pais presentes do evento não escondiam o orgulho em presenciar a primeira apresentação dos filhos. Mariene Canuta Pimenta, mãe de seis filhos, sendo que três participam do projeto, vibrou com o momento. “Estou muito feliz e emocionada. Se não fosse o projeto, meus filhos nunca teriam a oportunidade de conhecer estes instrumentos e participar de uma apresentação importante como essa”, afirmou.

No palco, era possível observar a ansiedade e concentração dos alunos. O projeto oportunizou às crianças e adolescentes descobrirem habilidades que pareciam impossíveis. “Antes de conhecer o projeto eu nem imaginava que pudesse tocar violino. Foi uma grande chance e em três meses já consegui aprender muita coisa. Este projeto nos traz muitos conhecimentos, como a música e a cultura como um todo. Meu sonho é seguir essa carreira e tocar em outros países”, afirmou Ingrid Espinosa dos Santos.

Pedro Rafael já tem afinidade com o instrumento, mas garante que o projeto garante diversas oportunidades. “Aqui, além dos jovens aprenderem a tocar um instrumento clássico, temos a oportunidade de socializar. É um projeto muito bom. Hoje, posso dizer que a música é minha vida, está tudo relacionado a ela”.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.