O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

  • Início
  • Campo Grande
  • Com cinco empresas selecionadas, Prefeitura avança na implantação de Cadastro Municipal de Drenagem

Com cinco empresas selecionadas, Prefeitura avança na implantação de Cadastro Municipal de Drenagem

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Campo Grande selecionou cinco empresas interessadas em mapear o sistema de drenagem da Capital. Elas fazem parte da lista curta, que foi feita a partir de um grupo com 13 inscrições nacionais e internacionais.

A consultoria em engenharia vai elaborar o Cadastro de Drenagem da Capital, prevendo a realização de simulação matemática de controle de inundação, levantamento topográfico e cadastral, elaboração de banco de dados e a implementação dos sistemas de monitoramento de suporte à decisão para rede de drenagem de águas pluviais urbanas de Campo Grande.

As empresas selecionadas já receberam o Termo de Referência dos trabalhos e o Edital. O próximo passo é a análise das propostas pela Comissão de Licitação, daquelas que manifestaram interesse.

Os serviços deverão ser iniciados a partir da emissão da Ordem de Início dos Serviços (OIS) à Consultora Contratada e terá como prazo final 180 (cento e oitenta) dias, que correspondem ao prazo de execução do serviço.

A importância do Cadastro

Segundo o engenheiro civil Marcos Antônio Moura Cristaldo, o maior impacto ambiental na atualidade, em Campo Grande, são os alagamentos. “O sistema municipal de drenagem urbana é composto de dois subsistemas: a macrodrenagem e a microdrenagem. Ocorre que esta infraestrutura que faz parte do saneamento básico de uma cidade, precisa ser quantificada, monitorada e ter um sistema de manutenção perene para que esse sistema de drenagem cumpra seu papel. É aí que entra o Cadastro de Drenagem”.

Com mais de 15 anos estudando sobre o assunto, Cristaldo explica que o cadastro é o mapeamento, com precisão, de cada infraestrutura da macrodrenagem (todos os leitos de rios e córregos, pontes, gabiões, canais de concreto, canais envelopados e outros) e da microdrenagem composta pelas bocas de lobo, pavimentação e outros. “O planejamento compreende na observação de eventos do passado, para entender o que ocorre no presente, para que o gestor possa enfrentar as situações futuras. O cadastro é peça fundamental para a implementação de um sistema de drenagem que permite ao gestor tomar decisões corretas, otimizando os recursos públicos”.

Neste sentido, o Cadastro de Drenagem é o principal instrumento que permite registrar de forma clara e objetiva, os eventos meteorológicos, compostos em:

• Verificar a condição da infraestrutura existente;
• Permitir a construção de Banco de dados georeferenciado;
• Realizar simulações e construir modelos de vazão e previsão de chuva;
• Elaborar mapas de risco de alagamentos e inundações;
• Elaborar normativas técnicas de drenagem e pavimentação, e sistematizar análise e aprovações de projetos de infraestrutura.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.