Mil panfletos da 6ª Semana Municipal Antidrogas foram entregues na manhã desta segunda-feira (19), no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena.
As pessoas abordadas pela equipe da COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) aprovaram a ideia e disseram que é preciso conscientizar a população sobre o assunto. O vendedor Rubens de Freitas é um deles. “É preciso ter um olhar diferenciado para isso, dar mais importância ao tema”, afirmou.
Já o motorista José Carlos Dias diz que a ação de mobilização ajuda a refletir. “Vemos alguns usuários de drogas nas ruas, mas nem nos damos conta de que aquela pessoa tem família, uma vida que deixou para trás para estar naquela situação”.
Segundo a secretária-executiva do Conselho, Vera Gomes, durante a entrega dos panfletos, um motorista de aplicativo desceu do carro para contar sua história. “Ele falou que foi dependente químico por sete anos e essa mobilização que estamos fazendo pode ajudar muita gente. Se resgatarmos 10% de 100 usuários, posso afirmar que nosso trabalho está sendo feito da forma correta”.
O defensor público e conselheiro do COMAD, João Miguel de Souza, contou uma história sobre a entrega de um panfleto a um senhor que se emocionou. “Ele me contou que tem um enteado usuário de drogas e não sabia o que fazer para ajudar, até que recebeu nosso panfleto. Isso nos emociona, é sinal que o trabalho está sendo bem acolhido pela população”.
A coordenadora do programa Valorização da Vida, Alelis Izabel Gomes, também fez parte da mobilização. “Além da gente entregar os folders, explicamos sobre o que se trata e mostramos o folder do programa. As drogas podem levar ao suicídio e temos o Valorização da Vida para ajudar nesses casos”, explicou.
A 6ª Semana Municipal Antidrogas acontece para alertar pais, responsáveis e também a população para o consumo de drogas. Para ajuda e mais informações, o número disponibilizado pela Prefeitura de Campo Grande é o disque 100.