Para supersecretário, é preciso casar ‘investimentos com educação’
Não foi apenas nos índices avançados de vacinação da população que Mato Grosso do Sul ganhou destaque no país, sempre encabeçando o ranking de Estados que mais imunizaram seus públicos-alvo, mas também em índices importantes como geração de emprego, transparência e investimentos.
“Nesses últimos setes anos, Mato Grosso do Sul deixou de ser um Estado pequeno, encruado no Centro-Oeste brasileiro, e passou a ser Estado líder de quase todos os indicadores; fez uma base para uma transição profunda e está pronto para decolar”, afirmou Eduardo Riedel (PSDB), titular da Seinfra (Secretaria de Estado de infraestrutura), presidente do Prosseguir (Prosseguir Programa de Saúde e Segurança na Economia) e pré-candidato ao governo do Estado.
Além da vacinação, Mato Grosso do Sul também figura como líder no ranking de investimentos per capita no país, ou seja, é o Estado com mais investimentos públicos estaduais por habitante (com obras em todos os municípios), o 3ª menor taxa de desemprego no país, e é o berço da construção da maior fábrica de celulose no mundo, que deve gerar mais de 10 mil empregos.
Para Riedel, que concedeu uma entrevista ao jornalista Tatá Marques na manhã desta segunda-feira, a administração tucana de MS implantou um modelo de gestão focada no resultado, com entregas efetivas e eficazes para a população, como o programa de retomada da economia, e ações como o Mais Social (que distribui R$ 300 a famílias em situação de vulnerabilidade social) e o Conta de Luz Zero (que vai pagar a conta de luz de 152 famílias de MS por 14 meses).
“Uma transição foi montada, e precisamos de uma política nova, do ponto de vista do resultado. A sociedade mudou, e a gente precisa mudar mais rápido na política, dar um foco muito grande no resultado do trabalho pela sociedade”, destacou Eduardo Riedel.
Educação e futuro
Para o secretário, que comandou a pasta de gestão estratégica do governo nos últimos seis anos, um dos desafios para os próximos anos, baseado no modelo de gestão implementado, é encontrar uma sinergia entre investimentos em diversas áreas e uma educação de qualidade.
“Precisamos pensar o futuro criando um ambiente para os empresários, empreendedores e o próprio Poder Público investirem em ações de desenvolvimento em todas as regiões do Estado, e, em paralelo, investir na educação. Casar oportunidade de emprego, que gera renda e desenvolvimento, com capacitação e formação das pessoas, para encontrar emprego de qualidade”, frisou Riedel.


