InícioSaúdeDengue: São Gabriel vai intensificar coleta e fiscalização de terrenos com criadouros

Dengue: São Gabriel vai intensificar coleta e fiscalização de terrenos com criadouros

Visando garantir a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito, para diminuir os focos da dengue em São Gabriel do Oeste. Utilizando o cronograma de coleta de folhas e gramas, os agentes de saúde irão orientar a população sobre os dias para descarte de materiais que acumulam água, para o recolhimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes também irão auxiliar na identificação e notificação de terrenos e casas com criadouros do mosquito da dengue. As informações serão repassadas para a fiscalização de obras e posturas e para vigilância sanitária, para aplicação das penalidades cabíveis, como multa.

As duas secretarias organizaram um cronograma para auxiliar o descarte de materiais inservíveis que acumulam água. Primeiro o agente de saúde passará na casa, avisando sobre os materiais que poderão ser descartados na frente das residências e quando a Secretaria de Infraestrutura passará recolhendo.

No próximo dia 22 de fevereiro, a coleta acontecerá no centro da cidade. Dia 03 de março serão intensificadas as coletas nos bairros Amábile, Primo Mafissoni e Jardim Primavera. Dia 9 de março, os bairros São Bento, Cohab IV e Milani serão alvos da ação. Por fim, no dia 12 de março, o bairro Jardim Gramado terá o recolhimento dos materiais, após o aviso dos agentes de saúde.

A secretaria de Infraestrutura explica que o descarte de materiais como entulhos, galhos de árvore e restos de construção, segue sendo responsabilidade do morador, bem como a limpeza de quintais e terrenos baldios. “Essa força tarefa visa o recolhimento de materiais que podem acumular água. Vamos recolher também eletrodomésticos inservíveis, que possam ser carregados pelos coletores”, explicou o secretário Eris Barbosa.

“Nosso principal objetivo é trabalhar com a prevenção. Os maiores criadouros do mosquito estão nas residências. Vamos intensificar esse trabalho de orientação, com os agentes passando em cada residência e designando o material que será recolhido. Os proprietários que estiverem descumprindo com a responsabilidade de manter os quintais limpos, serão notificados para adequação no prazo de 48 horas. Se persistirem no descumprimento, receberão multa”, completou a secretária de saúde, Francine Gnoatto Basso.

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

Vários municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta para risco de chuva intensa entre domingo e segunda-feira(30)O alerta é válido para Água...
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade