Dois foragidos da Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus, em Três Lagoas, já foram recapturados, segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Oito detentos fugiram do regime semiaberto na quarta-feira (17).
Por volta da meia-noite, oito internos danificaram as grades das celas disciplinares e escaparam. Dois deles já foram localizados e recapturados, mas a busca continua para encontrar os outros seis.
Agora, eles aguardam o retorno ao sistema prisional e devem ser encaminhados para uma penitenciária de segurança média, cumprindo pena em regime fechado.
A procura pelos fugitivos começou intensamente desde a constatação da fuga e mobilizou as Polícias Civil e Militar, além do Poder Judiciário.
Ao mesmo tempo, a Agepen iniciou os procedimentos internos para apurar as circunstâncias da fuga. Imagens do sistema de monitoramento eletrônico da unidade são analisadas e devem auxiliar na investigação interna.
O objetivo é esclarecer como ocorreu a violação da estrutura das celas e se houve falhas nos protocolos de segurança.
A fuga
Quando faziam passagem de serviço e conferência de rotina, agentes penitenciários perceberam a ausência de oito presos que estavam em cela disciplinar do regime semiaberto.
Posteriormente, eles foram identificados como foragidos da unidade prisional e a administração penitenciária iniciou os procedimentos para recapturá-los.
Fonte: Jornal Midiamax




