A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (17), uma operação que busca desarticular um grupo que teria movimentado mais de R$ 82 milhões de origem ilícita oriundos de câmbio ilegal e tráfico de drogas, ao longo de dois anos.
Ao todo, são executadas 66 ordens judiciais em cinco estados brasileiros diferentes. No Rio Grande do Sul, são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão no Chuí, dois em Bagé e outros dois em Aceguá.
Segundo a PF, cinco pessoas foram presas durante a operação. Mandados de prisão preventiva foram cumpridos nas cidades de Curitiba, no Paraná, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Outros mandados de prisão temporária são cumpridos em Natal, no Rio Grande do Norte, Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e São Caetano do Sul, em São Paulo. Há mandados também em São José dos Pinhais, no Paraná.
O esquema de lavagem de dinheiro envolve bancos paralelos, conforme apurou a investigação. Os suspeitos se utilizavam de pessoas físicas e jurídicas para movimentação do dinheiro obtido nos crimes. Depósitos e transferências bancárias eram direcionados para terceiros utilizados como laranjas e para comércio, principalmente supermercados sediados em regiões de fronteira do Brasil.
Por fim, de acordo com a polícia, os recursos são transferidos para casas de câmbio no exterior e permanecem à disposição das organizações criminosas.
A ação mobiliza 190 policiais federais. A Justiça Federal autorizou o bloqueio de mais de R$ 82 milhões em bens relacionados aos grupos investigados.
Fonte: G1 MS