O Corpo de Bombeiros continua combatendo o incêndio que atinge uma reserva ambiental de São Gabriel do Oeste que persiste desde o último sábado (31).
Segundo a atualização desta segunda-feira (2), além do foco existente, no início da noite de domingo (1°) surgiu um novo foco de incêndio próximo à serra, a leste, na direção contrária à ocorrência anterior. Foi acionada uma equipe da unidade de São Gabriel para o local e as duas áreas seguem sendo combatidas.
Com os ventos intensos, as chamas têm se propagado rapidamente, dificultando o trabalho do Corpo de Bombeiros e de moradores que, por conta, tentam controlar o fogo.
A área do incêndio é de difícil acesso. Bombeiros tentam chegar ao local por solo ou ar, com uso de helicópteros e caminhonetes específicas. Há a preocupação do fogo próximo à rodovia MS-340, que dá acesso à vários municípios da região.
Moradores afirmam que a área afetada é uma reserva e que, embora haja uma equipe de militares no local tentando combater as chamas, o efetivo não é suficiente para conter o incêndio. Por isso, os proprietários rurais tentam ajudar os militares, mas o fogo intenso não permite que os maquinários cheguem até a área afetada.
“Alguns proprietários já acionaram aviões particulares para apagar, porém, os custos são extremamente altos”, lamenta. “Agora veio o avião particular de novo e passou duas vezes, jogou água de novo, mas só isso não dá e cada vez que um avião desse levanta, é dinheiro gasto, né?”
Fonte: Jornal Midiamax