O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Prefeitura entrega reforma de unidade de saúde na Vila Cidade Morena

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta quarta-feira (20) a obra de reforma e acessibilidade da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Vicente Fragelli, na Vila Cidade Morena. Aguardadas há décadas, as melhorias beneficiam mais de 10 mil pessoas assistidas na unidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, uma unidade totalmente revitalizada contribui não apenas para um ambiente mais confortável para os servidores, mas também se reflete diretamente na experiência e no cuidado oferecido aos pacientes.

“Estamos comprometidos em construir um futuro melhor para nossa cidade, garantindo que todos tenham acesso a serviços de saúde de excelência. Agradeço a sensibilidade e o apoio da gestão municipal que está verdadeiramente comprometida em proporcionar essa mudança de realidade em nossa saúde. Esse é o legado que queremos deixar”, enfatiza.

Para a gerente administrativa da USF Cidade Morena, Lucinéia Brito da Silva, a reforma representa uma conquista. Segundo ela, a última reforma aconteceu há mais de 20 anos. ” Esse momento é muito especial para nós. Há muito tempo estávamos esperando essas melhorias. Hoje estamos realizando esse sonho de ter a nossa unidade em boas condições para que a gente possa atender bem o paciente. E isso é muito gratificante”, disse.

O mestre de obras Antônio Alves Neto, 77 anos, diz que a reforma da unidade traz mais conforto e valoriza o usuário, que agora passa a contar com um ambiente mais adequado para ser atendidos. ” A gente, enquanto paciente, se sente mais valorizado em poder chegar na unidade e ver que está tudo praticamente novinho. E isso faz muita diferença. Para nós é gratificante saber que existe essa preocupação em dar uma estrutura mais adequada para que os profissionais possam trabalhar e isso faz diferença no atendimento”, diz.

A unidade recebeu intervenções em toda a sua estrutura, troca da cobertura e forro, troca de janelas, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos e revestimentos, portas e janelas, climatização e ventilação, pintura interna e externa. O valor de investimento é de aproximadamente R$ 260 mil na reforma e revitalização.

Atualmente, a unidade conta com duas equipes de saúde da família e 1 de saúde bucal responsáveis pelo atendimento de cerca de 10 mil pessoas, moradores dos bairros: Cidade Morena, Santa Felicidade, Novo Século, Nova Capital, Jardim Gramado, Parque Dallas, Morada do Sol e Chácara Novo Horizonte. As equipes compreendem os seguintes profissionais: Médicos; Enfermeiros; Técnicos de Enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Combate a Endemias; Odontólogo; Auxiliar de Saúde Bucal; servidores administrativos e gerente administrativo.

A unidade conta ainda com uma equipe multiprofissional na atenção primária – eMULTI Universitário B que oferta atendimento individual, compartilhado, interconsulta, discussão de casos, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais de todos os ciclos de vida, e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes, dentre outras. A eMULTI é composta por psicólogo, profissional de educação física, fisioterapeuta, fonoaudióloga, ginecologista e pediatra.

Revitalizações

Desde o início do ano, a Prefeitura de Campo Grande tem realizado uma força-tarefa para revitalização e reforma das estruturas das unidades de saúde. Diversas unidades já foram revitalizadas pela Prefeitura, entre elas a USF Aero Rancho IV, USF Arnaldo Estevão de Figueiredo, USF Jockey Club, UBS Popular, USF Marabá, USF Parque do Sol e o Complexo de Saúde Nova Bahia, integrado pela USF Nova Bahia, CRS Nova Bahia, CEO Nova Bahia, base descentralizada do SAMU e o Distrito Sanitário Prosa, o Centro de Saúde do Homem, no Bairro Coronel Antonino e a USF Vila Nasser.

Estão em andamento as reformas da USF Los Angeles e UPA Vila Almeida e os processos para melhoria das USF Itamaracá, Paulo Coelho Machado e Vila Cox.

Outros investimentos

Na projeção de investimentos e melhorias para a área da saúde para os próximos dois anos estão previstas ainda a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Nos últimos seis anos, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.