O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Prefeitura capacita 51 Guardas Civis Metropolitanos com curso de instrução na utilização de equipamentos não letais

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), realiza até a próxima quinta-feira (30), curso de instrução na utilização de equipamentos não letais com 51 Guardas Civis Metropolitanos (GCM). As instruções têm o objetivo de capacitar o operador de segurança pública, o adequado conhecimento sobre a utilização do Dispositivo Elétrico Incapacitante – DEI e o emprego dos Agentes Químicos.

“São equipamentos que garantem a integridade da vida, inclusive do agressor, fato prioritário para nossa GCM. São dispositivos projetados e empregados, especificamente, para incapacitar pessoal ou materialmente, minimizando mortes, ferimentos permanentes, danos indesejáveis à propriedade e comprometimento do meio ambiente, no estrito cumprimento do dever legal, amparado em lei, obedecendo às recomendações sobre o uso diferenciado da força”, explica Anderson Gonzaga, secretário da Sesdes.

A capacitação tem treinamento teórico e prático, com carga horária de 20 horas aulas aos Guardas Civis Metropolitanos que desenvolvem suas atividades em Centros Regionais de Saúde (CRS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua (Cetremi), Centro Pop, Terminais de Transbordo e Parque Ecológico do Soter.

“Esses equipamentos serão utilizados pelos agentes no dia a dia e para se tornarem operadores, precisam de capacitação com essa carga horária, para se adaptarem com o uso. São guardas que foram convocados para a capacitação que estão em manejo com pistolas Spark, que geram condutividade elétrica e sprays e gel de pimenta. Os GCMs estão sendo capacitados, conhecendo toda a parte de legislação e seus devidos funcionamentos teóricos e práticos”, aponta o GMC Pedroso, subtenente e coordenador de operações da Guarda Civil Metropolitana.

Dos sprays e gel de pimentas, os operadores aprendem sobre os princípios ativos e seus compostos químicos que são utilizados, inclusive com o fornecimento de catálogo com todo o descritivo dos produtos e seus compostos, para ele entender o produto que estão operando. O curso explica os conceitos de armas não letais, orientação da ONU e legislação, o uso proporcional e seletivo da força, do espargidor de pimenta e da spark (dispositivo elétrico incapacitante), além das características, funcionamento, contraindicações, manuseio, disparos individuais e oficinas utilizando as tecnologias não letais.

As instruções estão sendo ministradas na Superintêndencia do Comando da Guarda Civil Metropolitana e na Gerência de Pronto Intervenção (GPI), para duas turmas distintas desde a última segunda-feira (27) e será finalizada até nesta quinta-feira (30). Além do GCM Pedroso, a capacitação também conta com as instruções do Superintendente do Comando da GCM Anderson Francisco Fretes Ortigoza, gestores Elias Rondoura dos Santos e Ricardo Alves Dias; e os GCM’s Cleber Moraes de Mendonça e Gilmar Vilela Rodrigues.

 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.