InícioCampo GrandeCalendário de comemoração dos 124 anos de Campo Grande fomenta cultura e...

Calendário de comemoração dos 124 anos de Campo Grande fomenta cultura e esporte com shows e competição nacional

Além de investir em obras estruturantes para promover o desenvolvimento da Capital e melhorar a qualidade de vida da população, a prefeita Adriane Lopes definiu que fortalecer a cultura e o esporte faz parte do plano de trabalho de levar opções de lazer e esporte também para os bairros. E no calendário de atividades dos 124 anos de Campo Grande, estão opções para todos os gostos.

“A população, principalmente dos bairros, precisa ter opções de lazer, cultura, esporte e entretenimento para participar com os amigos e familiares. E o aniversário simboliza isso, comemoramos uma data importante, então não poderíamos deixar de oferecer essas opções para os moradores da nossa Campo Grande e ao mesmo tempo valorizar os nossos artistas, os nossos atletas”, disse a prefeita Adriane Lopes.

Valorização que começou no lançamento do calendário na noite do dia 7 deste mês no Armazém Cultural. O evento foi aberto com as apresentações do músico Chicão Castro e do Grupo Teatral Auten. “Para nós foi motivo de muita honra poder contribuir com o que a Prefeitura tem feito na nossa cidade e que a gente acredita muito. E a mensagem dessa peça ele vem lado a lado com aquilo que a Prefeitura tem feito, que é uma mensagem de fé, de trabalho, de oportunidade. E a gente, quando pessoas que fazem a arte, a gente acredita que a arte é justamente isso, uma mensagem, que é para além do entretenimento, uma mensagem que transforma as pessoas, que instrui, que inspira, que traz vida”, disse o diretor e roteirista da peça, Diego Melgarejo no dia da apresentação que empolgou o público.

E de 23 a 26 o 1º Festival Reviva Mais Campo Grande – 124 anos de Cultura e Turismo oferece à população apresentações de música, artes cênicas e visuais, gastronomia, economia criativa e turismo. Ao todo, mais de 80 atrações artísticas, a começar com a apresentação da dupla consagrada do sertanejo universitário João Bosco e Vinícius, na abertura do Festival na noite do dia 23, na Esplanada Ferroviária. Durante os quatros dias de Festival, das 9h às 22h, o público pode prestigiar os eventos programados, como apresentações de dança, teatrais e circenses, exposição de obras e performances artísticas. Na área musical, apresentações de Hermanos Irmãos, Zé Geraldo, Grupo Tiquequê, Os Gonzagas, Filho dos Livres e Chicão Castro.

Neste sábado (26), data em que Campo Grande comemora os 124 anos de criação, logo cedo, às 6h, será realizada a Corrida do Facho, na Rua 13 de Maio, e às 8h o desfile cívico-militar, que todos os anos reúne milhares de pessoas para assistir as apresentações de escolas, entidades e unidades militares com o desfile do efetivo e viaturas. E às 14h acontece a Marcha para Jesus, na Praça do Rádio Clube.

E no sábado e domingo um dos bairros mais populosos da Capital, a Moreninhas será o centro das atenções do motocross brasileiro. Pilotos de vários estados brasileiros e de outros países participam da 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro. A previsão é de que mais de 30 mil pessoas assistam os pegas entre os 600 pilotos inscritos no Parque Jacques da Luz.

Com 1.700 metros de extensão e 9 metros de largura, a pista de padrão internacional construída pela Prefeitura de Campo Grande está sendo considerada uma das mais modernas em termos de padrões técnicos já construídos nos últimos tempos no Brasil, sendo o único circuito da América Latina a ter em toda extensão iluminação em led. O local conta ainda com praça de alimentação, stands de produtos, área para exposição de motos e equipamentos.

Entres os competidores que estarão no Parque Jacques da Luz neste fim de semana estão os pilotos Fábio Santos, quatro vezes campeão brasileiro MX, duas vezes vice-campeão brasileiro e uma vez campeão latino; o piloto português Paulo Alberto (conquistou o brasileiro 2023 AX Champion e o MX/SX Champion); o equatoriano Jetro Salazar, atual campeão brasileiro na categoria MX1, cinco vezes campeão brasileiro, cinco títulos nacionais no Equador e quatro no Nacional Peruano.

Para o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Odair Serrano, o Brasileiro de Motocross traz entretenimento para a população e incentiva o esporte profissional. “É um grande evento, de proporção internacional. Fomenta o esporte e a economia da cidade, além de proporcionar oportunidades aos pilotos do Estado”.

Firmo Alves, presidente da Confederação de Motociclismo, vai além. “É uma linha divisória, porque hoje todo atleta de alto rendimento precisa de um local para treino. A Capital, de quase um milhão de habitantes, não tinha um lugar para treino. Todas as pistas que existem são em local privado, ou seja, atleta tem quer pagar para entrar, e isso é ruim para o atleta que precisa treinar. Então, tendo um local público é muito bom. Essa pista é nova e muito atualizada, moderna do ponto de vista técnico. Isso muda a capacidade técnica do atleta, ele passa a ter um equipamento técnico de altíssimo nível para treinar”, pontua.

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

A previsão do tempo para a última sexta-feira (19) da primavera indica sol e variação de nebulosidade, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste...
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade