O Espaço do Fazer, ambiente que integra a Subsecretaria de Políticas para Mulheres (Semu), promoveu nessa terça-feira (4) uma atividade com as mulheres que são atendidas no local e assim, celebrar os seis anos de funcionamento da sala. O ambiente se constitui como referência para grupos de mulheres de 60+ que buscam desenvolver habilidades manuais e de convivência.
“É um ambiente que contribui muito para agregar ações, descobertas e até mesmo, resgates de autoestima das mulheres com mais de 60 anos, que vivem em Campo Grande. Sinto que muito delas, que vêm das sete regiões da nossa Capital, buscam interação e socialização, além de fazerem uma troca de saberes por meio do artesanato”, ressaltas Zunilda Freitas, assistente social e artesã responsável pelas ações do ambiente.
A direção do Espaço do Fazer aponta que as mulheres idosas se sentem mais motivadas ao participar de diversas atividades, sejam elas físicas, sociais ou de lazer. Além disso, é estimulado o compartilhamento de emoções.
Maiza Odette, 79 anos e moradora da Vila Célia, participa há cinco do projeto. “É muito importante para a minha vida, porque todas as terças-feiras eu tenho para onde vir. Eu moro sozinha na minha casa, eu e minha cachorrinha. Passo muito tempo sozinha, quando eu chego aqui, encontro as minhas amigas e nos sentimos como meninas novamente”, aponta a professora aposentada.
“Estou aqui há seis anos e gosto muito de participar das atividades realizadas no Espaço do Fazer. Fico até emocionada. Aprendi muito, convivi muito com as pessoas, desenvolvi trabalhos artesanais, estou aqui desde o começo. Se tem duas palavras que define muito bem esse lugar são: convivência e amizade. Sou muito agradecida por tudo isso”, diz Lira Kutzel, de 78 anos e moradora do Vila Serrile.
Desde o início do Programa Espaço do Fazer, junho de 2017, até junho deste ano (2023), foram 116 encontros, lembrando que os anos de 2020 e 2021 foram prejudicados em virtude da pandemia.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semu, criou o Espaço do Fazer no intuito de ser referência para grupo de mulheres artesãs e empreendedoras, que buscam formação para gerar renda e conhecimento para o exercício da plena cidadania.
Instalado na sede da subsecretaria, na Rua 15 de Novembro – nº 1.373 – Centro, o Espaço do Fazer objetiva a promoção do empoderamento e a emancipação de mulheres, buscando uma ação que ofereça oportunidades em duas vertentes: o empoderamento por meio da informação e a emancipação por meio da geração de renda.