InícioSaúdeTratamento experimental cura 18 pacientes com leucemia, mostra estudo

Tratamento experimental cura 18 pacientes com leucemia, mostra estudo

Um tratamento experimental contra leucemia mielogênica aguda (LMA) levou à remissão total da doença em 18 pacientes inscritos em um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, o revumenib foi capaz de eliminar completamente o câncer dessas pessoas.

A leucemia mieloide aguda é o tipo mais comum e mais agressivo de leucemia. Nela, as células-tronco mieloides, responsáveis pela produção das células sanguíneas – leucócitos, hemácias e plaquetas –, sofrem mutações genéticas que causam a produção descontrolada de células doentes, que se multiplicam rapidamente.

Os resultados do estudo clínico de fase 1 foram divulgados na quarta-feira (15/3), na revista Nature, uma das publicações científicas mais prestigiadas.

A pesquisa contou com 68 pacientes diagnosticados com diferentes tipos de leucemia, incluindo a mielóide aguda (82%), a linfocítica aguda (16%) e a aguda de fenótipo misto (2%). Todos haviam tentado outras estratégias de tratamentos previamente e metade deles tinha feito um transplante alogênico de células-tronco anterior, mas todos sem resultados positivos.

Os testes mostraram que a inibição de uma proteína chamada “menin” com o revumenib produziu respostas importantes para leucemias agudas avançadas com rearranjos KMT2A, difíceis de tratar; ou mutações NPM1, a alteração genética mais comum neste tipo da doença.

Publicidade

Relacionadas

- Publicidade -

Clima/Tempo

A previsão do tempo para a última sexta-feira (19) da primavera indica sol e variação de nebulosidade, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste...
Publicidade

Notícias Recentes

Publicidade