Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) eliminaram o maior centro de produção de maconha já descoberto na linha internacional do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
Vídeo:
A estrutura para produção e processamento da droga funcionava em área de mata no distrito de Maracaná, no departamento de Canindeyú, que faz fronteira com os municípios de Paranhos, Sete Quedas e Mundo Novo. A operação da Senad ganhou o nome de “Maracanazo”.
Conforme a Senad, a estrutura contava com gigantesca logística onde operavam pelo menos 60 pessoas em diferentes processos de produção da droga (veja o vídeo acima). A base do tráfico também possuía rede de informantes, para alertar sobre a chegada de policiais. Quando as equipes chegaram, os operadores da rede de acampamentos já tinham fugido.
No meio do mato, a Senad apreendeu três caminhonetes e 47 motocicletas, além de 31,8 toneladas de maconha picada e prensada. A droga foi incinerada no próprio local, assim como prensas rústicas e macacos hidráulicos usados para empacotar os tabletes.
Conforme a agência paraguaia, toda a produção seria destinada a grandes cidades do Brasil. O prejuízo estimado aos traficantes é de 4,6 milhões de dólares. Facções criminosas brasileiras controlam quase a totalidade da produção de maconha na linha internacional.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS