O policial paraguaio Cristino Silvero foi preso nesta sexta-feira (27) acusado de ajudar na fuga de chefe do tráfico que opera na linha internacional com Mato Grosso do Sul. A prisão, feita por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), ocorreu em Karapa’i, povoado localizado a 69 km de Coronel Sapucaia (MS).
Cristino Silvero foi preso em sua casa. Buscas também ocorreram na sede da Polícia Nacional em Karapa’i e em Aguerito, outro povoado da fronteira.
Segundo a agência paraguaia, no dia 17 deste mês, durante a Operação Turc, Cristino havia possibilitado a fuga do chefe da organização criminosa, Ismael Obregón Chena, o “Turco”.
Naquele dia, equipes da Senad desarticularam esquema de produção da chamada “maconha vip”, destinada ao mercado brasileiro. Durante buscas simultâneas, integrantes da organização foram presos, mas “Turco” conseguiu fugir.
O serviço de inteligência da Senad descobriu que Ismael Obregón Chena conseguiu escapar porque, minutos antes da chegada dos agentes em sua casa, ele recebeu uma ligação de Cristino Silvero informando sobre a ação. Do posto policial onde estava de plantão, o policial teria observado as equipes se dirigindo para a casa do traficante.
Em declaração nesta sexta-feira, o chefe da Senad, ministro Jalil Rachid, disse que o policial preso faz parte da rede de proteção do narcotraficante. “Turco” continua foragido.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS