A Força Nacional de Segurança Pública, órgão de cooperação aos estados vinculado ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), apreendeu mais de R$ 1,1 milhão de origem ilícita em territórios indígenas de Mato Grosso do Sul e mais oito estados brasileiros. No total, a operação foi realizada em 21 terras indígenas do país no primeiro semestre de 2024.
Além da grande quantia de dinheiro, a ação confiscou mais de 5,7 toneladas de metais preciosos, 300 animais e 4,3 mil litros de combustível. Ainda, foram abordadas mais de 3,4 mil pessoas e conduzidas 97 fiscalizações ambientais.
Ademais de terras indígenas sul-mato-grossenses, a Força Nacional esteve presente no Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
Confira os territórios indígenas na íntegra:
As operações acontecem em apoio a diversos órgãos. Entre eles, governos estaduais, Polícia Federal, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Também participam a Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Saúde e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Fonte: Jornal Midiamax