O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Você sabe fazer? Aprenda a manobra que pode salvar quem está engasgado

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

No último fim de semana, o pecuarista Ricardo Lago Zaher, de 30 anos, morreu durante uma festa de casamento, em Campo Grande. A morte pode ter sido causada pelo engasgo com um pedaço de carne. A manobra de Heimlich é uma técnica que auxilia na desobstrução das vias respiratórias e pode salvar vidas. Aprenda como fazer.

O médico emergencista Rodrigo Quadros relata que risco de engasgo atinge desde o bebê ao idoso, com risco de sequelas e até levar ao óbito. Outro ponto é que a obstrução pode ser causada desde o leite a um pedaço de carne.

“Saber fazer a manobra é uma maneira de prevenção, até porque no pode causar sequelas e evoluir para morte. Não é só a população frágil, qualquer pessoa pode engasgar. O interessando que é a população seja mais esclarecida. O atendimento acaba ficando terceirizado e de responsabilidade no médico ou do profissional da saúde, mas nunca terá uma viatura a segundos do local. O ideal é que seja ensinado desde a escola”.

O que é um engasgo

O profissional explica que o engasgo caracteriza quando um “corpo estranho”, seja uma carne, peça de brinquedo ou objeto, por exemplo, fica preso no canal errado durante a deglutição, o ato de engolir. O objeto fica preso na traqueia, bloqueando o fluxo.

Nos primeiros dois minutos, o paciente fica consciente, na agonia. Nos minutos seguintes o paciente perde a consciência, assim, a manobra evolui para a técnica de ressuscitação. Os sinais que caracterizam o engasgo são:

  • Rosto avermelhado;
  • Quando o paciente indica o incômodo batendo no peito ou segurando a garganta;
  • Não consegue falar;
  • Tenta se sacudir.

Para Quadros, outros fatores podem contribuir para o engasgo, como ingerir bebida alcoólica em excesso, consequentemente, há redução do reflexo e nível de consciência. Há dois tipos de engasgos: o simples é quando gotículas entram no lugar errado e o grave, quando o canal está obstruído.

Prevenção e manobra

“Os pacientes mais idosos e debilitados tem o risco é maior, tem que ter alguém por perto e assistindo se alimentar, como um cuidador ou alguém da família. No caso do bebê, também, sempre inspecionar peças de brinquedos que podem se soltar”.

Basicamente, em um adulto engasgando, a pessoa que irá fazer o socorro deve se posicionar atrás da vítima, enlaçando os braços em volta do abdômen, em seguida com uma das mãos na “boca do estômago”, enquanto a outra comprime a primeira em uma manobra de empurrar a boca do estômago para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Os movimentos de compressão para dentro e para cima se assemelham a letra “J”.

No caso do bebê, a criança deve ser colocada de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas, no meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno, o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.

Caso o objeto não saia, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência. Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.

Confira o vídeo explicativo:

Fonte: Midiamax
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.