O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Booktruck: projeto que promove leitura de forma itinerante chega às escolas da Reme

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

De maneira itinerante o BookTruck, uma van repleta de livros e conhecimento saiu de Porto Alegre e está de passagem pela Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, localizada no Parque do Lageado, em Campo Grande. A atração veio para trazer cultura e conhecimento aos alunos do 1º ao 5º ano, nesta segunda-feira (25).

Na unidade escolar, 1,4 mil alunos tiveram acesso ao projeto incentivado pela Lei Rouanet e lançado em 2018. Esta é a segunda vez que a escola tem a oportunidade de receber o projeto, sendo que a primeira, foi há cinco anos. Neste retorno, a biblioteca itinerante fez a doação de 80 livros novos infantis e infantojuvenis para a unidade.

Uma das incentivadoras do BookTruck, a bibliotecária Kátia Lindiman, percorre o país junto com Sérgio André Alves da Silva, ator que faz teatro de animação e interpreta o Joca, um jumento que não gosta de ser chamado de burro e entretém a garotada.

“Nós começamos a rodar o país em 2018 e o pontapé inicial foi aqui nesta escola. Voltamos depois de cinco anos e desta vez, ainda na Capital, vamos visitar a Escola Municipal Senador Rachid Saldanha. Nosso foco é levar conhecimento e leitura para comunidades carentes, porque projetos como este, demoram chegar a quem mais precisa. O livro não transforma ninguém, mas quando você lê, você se transforma”, disse Kátia.

Eduardo Benjamin de Lima Silva, de 7 anos, aluno do 1° ano está em fase de alfabetização e comentou que gosta muito de livros. “Eu gosto de ler livros com desenhos, me divirto muito com as histórias e aprendo brincando”.

Já o aluno João Lucas da Silva de Oliveira, de 8 anos, também gosta muito de ler, mas seu interesse maior é por gibis. “Gosto de todos os gibis, neles tem bastante imagens e ler faz a gente viajar na imaginação”.

Quem também gosta de gibi é Manuela Carvalho Teixeira, de 8 anos. “O gibi é fácil de ler, tem bastante desenho, então a gente consegue entender melhor a história”.

A superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Clarice Cassol, participou do evento e disse que a leitura transforma vidas. “É através dos livros que a gente viaja, conhece mundos diferentes, aprende a interpretar e a interpretação faz parte do nosso dia a dia, está até na matemática”.

Segundo a diretora-adjunta da unidade escolar, Ingrid Brazuna, o projeto é um incentivo a mais aos alunos. “Ter essa oportunidade na nossa escola enriquece culturalmente a vida dos nossos alunos, pois eles aprendem de forma lúdica, é muito bacana”.

O projeto e seu objetivo

O projeto Book Truck – Cultura Pra Todo Lado tem como objetivo transformar um veículo (furgão) em uma biblioteca itinerante, que apresente de forma lúdica a importância da leitura a mais de 40.000 pessoas por onde passar.

O acervo com cerca de 580 títulos consiste em livros de literatura infantojuvenil e adulta a serem disponíveis para leitura no local em diversas comunidades, parques, abrigos, asilos e escolas públicas. O acervo também contempla livros em Braille e falados.

O Book Truck também estimula a contratação de músicos locais para acompanhar na contação de histórias pelas 21 cidades contempladas nas regiões sul, sudeste, e centro-oeste.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.