Com investimento de R$ 9,4 milhões, a prefeita Adriane Lopes está levando infraestrutura urbana para atender o Jardim Noroeste, bairro com mais de 40 mil moradores. Máquinas e trabalhadores aos poucos estão transformando a realidade numa região que sofre nos períodos de chuva forte com as enxurradas, inundações e erosões que tornam as ruas intransitáveis, como ocorreu em março deste ano, quando um temporal fez com que as águas abrissem um buraco na estrada SE-01, na Chácara dos Poderes, interditando a via.
“O Jardim Noroeste é um dos bairros que mais cresce em Campo Grande e nunca um prefeito olhou para nós. Finalmente alguém, que é a prefeita Adriano Lopes, olhou para a periferia e está preparando o nosso bairro para o futuro”, comemorou a presidente da Associação dos Moradores do Jardim Noroeste, Valmira Rigotti da Silva.
Nesta primeira etapa do projeto de drenagem e pavimentação no Jardim Noroeste, estão sendo executados 1,6 km de pavimentação asfáltica no trecho que vai da Rua Urupês até a Rua Indianápolis, via que fica ao lado do complexo penitenciário de Campo Grande (Presídio de Segurança Máxima, Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem e Presídio Militar Estadual, além do Presídio de Trânsito, que fica na Rua da Conquista, paralela à Indianápolis).
Pavimentando e fazendo a drenagem da Rua Urupês, a Prefeitura acaba com o drama dos moradores da Chácara dos Poderes, para onde vai boa parte das águas da chuva que vem das ruas Indianápolis e Urupês. A Prefeitura está executando também 4,1 km de drenagem nas estradas EW2, EW3, EN3 até a SE-01, na Chácara dos Poderes. Além disso está sendo construída uma bacia de contenção do córrego Cascalho, com capacidade para armazenar 8.735,81 metros cúbicos de água da chuva.
“Estou lançando aqui a primeira etapa do asfalto do Jardim Noroeste. Eu não prometi, já resolvi e estou dando a ordem de serviço. O Jardim Noroeste é um dos maiores bairros de Campo Grande, vamos lançar a primeira etapa e terminar. Consegui recurso para a primeira etapa, terminando a primeira etapa vamos para a segunda etapa. Então, o que vou pedir a vocês é paciência, porque a gente não consegue entrar e asfaltar o bairro inteiro de uma vez, é por etapas. Vamos trazer asfalto para todo o Jardim Noroeste, não estou vendendo sonhos, estou solucionando problema e atendendo os anseios de vocês, moradores aqui do Jardim Noroeste. Eu não venho prometer, venho anunciar que obra vai começar”, disse Adriane Lopes, sob aplausos dos moradores que participavam do evento “Emha em Ação”, realizado no último sábado na Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, como parte da programação de comemoração dos 124 anos de Campo Grande.
Segundo a liderança comunitária do Jardim Noroeste, os moradores entenderam a mensagem da prefeita Adriane Lopes. “É impossível alguém asfaltar todo o Jardim Noroeste de uma vez. O Noroeste precisa de uma engenharia de primeira para asfaltar por causa do solo que é muito arenoso”. Valmira Rigotti comenta que com essa ação, a prefeita Adriane Lopes demonstrou sensibilidade em preparar o bairro para o futuro. “É o bairro que mais cresceu nos últimos dois anos. Há dois anos moravam aqui umas 30 mil pessoas e hoje são mais de 40 mil.”
No dia do evento no Jardim Noroeste, Adriane Lopes reafirmou que antes de levar obras estruturantes e ações que vão beneficiar a população, as lideranças têm sido ouvidas e os técnicos valorizados na hora de elaborar os projetos. “Essa primeira etapa foi lançada com um estudo técnico, planejamento estratégico, tendo em vista que é um bairro que a drenagem é muito pesada”, afirmou.




