O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

  • Início
  • Campo Grande
  • Prefeitura fomenta debate sobre a reforma tributária e os impactos econômicos em diversos setores

Prefeitura fomenta debate sobre a reforma tributária e os impactos econômicos em diversos setores

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento, Econômico e Agronegócio (Sidagro), promoveu nessa segunda-feira (21), em conjunto com o Observatório de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Painel “Reforma Tributária: Alterações e Impactos Econômicos”.

O evento tratou sobre os impactos econômicos da reforma tributária que está em curso no país e que promete mexer profundamente com a economia e a vida de todos. Advogado atuante no agronegócio, Renan Lustosa de Oliveira participou do evento e disse ser muito importante estar a par das mudanças para orientar melhor seus clientes.

“Essas discussões são muito importantes, principalmente, para o nosso estado do Mato Grosso do Sul, para entendermos os impactos da reforma, porque o cenário vai mudar, principalmente no MS e no país. As tributações e impactos no agronegócio representam uma parcela muito grande do PIB”, enumera.

Para ele, um ponto que as pessoas devem estar atentas é o preço para o consumidor final. “Na sociedade em si, acredito, que vai impactar no preço dos alimentos. Penso que a reforma tributária vai simplificar essa malha tributária, mas o nosso receio é que isso fique mais caro, porque para manter o Estado custa caro”, conclui Renan.

Já o acadêmico do curso de Ciências Econômicas da UFMS, Lineu Borges Filho, considera de grande importância a participação tanto da semana acadêmica do curso de Ciências Econômicas, quanto do debate a respeito da Reforma Tributária.

“Estão sendo apresentadas diversas visões do mesmo assunto. Hoje nós tivemos a visão do Corecon, que é o nosso Conselho, além disso, tivemos uma palestra do setor varejista, que é o setor mais importante da nossa economia, e temos poucas análises dele, então é muito interessante ter a perspectiva, a voz das pessoas que representam o setor do varejo. Além disso, esse tipo de evento nos ajuda a moldar os conceitos contemporâneos dos acontecimentos modernos e passados, para ter uma visão futura”, explica.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, o debate foi importante por explanar a complexidade tributária, decorrente não só da quantidade de tributos e obrigações acessórias, mas também das inúmeras exceções e regimes diferenciados que causam impactos nas empresas brasileiras que gastam mais com funcionários, contadores e advogados do que outros países.

A mesa de discussão foi composta pelo presidente do Conselho Regional de Economia do Mato Grosso do Sul, Hudson Garcia; pela presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago; pelo gerente Técnico do Sistema Famasul/Senar, José Carlos de Pádua Neto; pelo gerente de Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende Martins e pelo professor tributarista da UFMS, Emanoel Marcos de Lima.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.