O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

  • Início
  • Justiça
  • Sejusp disponibiliza acesso ao cadastro de pedófilos com foto, nome e sobrenome

Sejusp disponibiliza acesso ao cadastro de pedófilos com foto, nome e sobrenome

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Já é possível consultar de forma online através do site da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o Cadastro Estadual de Pedófilos com foto, nome e sobrenome do criminoso.

Criado pela Lei Estadual 5.038 de 2017 e alterado pela Lei 6.067 de 2023 sancionada no dia 11 de julho, a proposta é de autoria do deputado Coronel Davi (PL) e autoriza que sejam divulgados dados pessoais dos pedófilos, como nome e foto para toda a população.

Com a nova norma, as pessoas indicadas pelos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes e aqueles previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 1990), com conotação sexual, farão parte do Cadastro, ficando assegurado o integral acesso a todos os cidadãos, respeitado o sigilo das investigações policiais.

Integrantes da Polícia Civil e Militar, dos Conselhos Tutelares, do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário terão acesso ao conteúdo integral do Cadastro. As demais autoridades terão permissão a critério da Sejusp.

Além do acesso ao Cadastro Estadual de Pedófilos, o site disponibiliza fotos e informações de pessoas desaparecidas e com mandado de prisão aberto. A consulta pode ser feita no site da Sejusp, conforme prevê a Lei.

Lei

Para o autor da lei, deputado Coronel Davi, a proposta surge para corrigir uma anomalia existente no cadastro e a dificuldade de identificar o criminoso.

“Observamos que, apesar da lei fazer a referência sobre a obrigatoriedade da foto no cadastro, infelizmente quem estava operando, vinha colocando as fotos dos pedófilos de lado”, explciou o deputado.

“Isso impedia a real identificação daqueles que causam tanto mal às nossas crianças e adolescentes. A foto deverá ser agora obrigatoriamente de frente”, destacou o autor da proposta.

O deputado afirmou que o alcance do cidadão ao cadastro era limitado e, a partir da aprovação deste projeto, o cidadão sul-mato-grossense terá direito à integralidade das informações.

“ É uma vitória, pois precisamos ter um instrumento adequado para prevenir crimes de pedofilia contra nossas crianças e adolescentes”, frisou o deputado Coronel David.

Vale destacar que, antes de sancionada a Lei, o perfil do criminoso não apresentava nenhuma informação além do nome. De acordo com a Sejusp, o Cadastro Estadual de Pedófilos tem, atualmente, 312 nomes disponíveis no sistema.

 

Fonte: Correio do Estado

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.