O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

Agraer recebe alunos do Senar para aula prática sobre manejo em bovinocultura de leite

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) recebeu alunos de duas turmas do curso técnico em agropecuária do Senar para uma aula prática de manejo sanitário em bovinos de leite. As turmas tiveram a oportunidade de conferir o processo de ordenha e cuidados com os bezerros.

Vitor Corrêa de Oliveira, zootecnista doutor em Ciência Animal, foi um dos pesquisadores que recepcionaram os estudantes. “Essa oportunidade reforça o papel do Cepaer como formador de mão de obra qualificada para os trabalhos do campo”, disse.

A professora da disciplina de manejo sanitário do Senar, Gizela Melina Galindo, acredita que a visita terá um impacto positivo na formação dos alunos.

“É um centro de pesquisa, mas que mostra a realidade. É realmente uma escola, é excelente. Os estudantes precisam ter contato com a realidade, com o real, enxergar as dificuldades, identificar os problemas para encontrar as soluções”, afirma.

Sala de aula

A primeira parada das turmas foi na sala onde são feitas as ordenhas. Os servidores que diariamente são os responsáveis pelo processo explicaram o passo a passo desde os testes que são feitos antes da retirada do leite para identificar problemas como a mastite até a higienização do material utilizado no processo.

Tatiane Batistoti, zootecnista do Cepaer, respondeu às perguntas feitas pelos alunos e deu detalhes sobre o cuidado com os animais.

Em seguida, os futuros técnicos agropecuários foram até o local onde são mantidos os bezerros. No local, Vítor, Tatiane e a responsável pelo setor, a pesquisadora mestre em Agroecossistema Camila Pellizzoni Balthazar, mostraram, entre outras coisas, como é realizado o desmame e a amamentação nos baldes.

Além disso, os servidores da Agraer também mostraram as diferenças entre as raças trabalhadas no local e falaram sobre os desafios no controle de doenças.

O terceiro e último ponto da visita foi a fábrica de ração, onde é preparada a alimentação que complementa o pastejo dos animais do Cepaer.

Ao fim, Vítor agradeceu o Senar, ali representado pela professora da disciplina, e afirmou que o Centro de Pesquisas está de portas abertas para atividades de campo, bem como para a realização de trabalhos de conclusão de cursos e até mesmo estágios.

 

Fonte: Dourados News

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Leia também

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.