Imagens que circulam nas redes sociais mostram moradores de Mato Grosso do Sul durante ato que, na tarde de ontem (8), terminou na invasão de prédios públicos em Brasília. Entre os eles, candidato a vice-prefeito de Maracaju nas eleições de 2020 e até sobrinho de um deputado federal do Estado estariam entre os manifestantes.
Em publicações feitas pelos próprios manifestantes, é possível ver diferentes momentos da movimentação de milhares de pessoas que se dividiram entre os prédios do Planalto, Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribuna Federal).
Enquanto sobe a rampa de acesso ao Planalto, um morador de Campo Grande, vestido de verde e amarelo e usando bandeira do Brasil, aconselha para que um grupo para que “quebre os vidros” do prédio. Na sequência, vídeo feito por ele mostra diversas pessoas retirando grades e entrando na Câmara dos Deputados por saídas de ar.
No áudio é possível notar o barulho de alguns dos disparos feitos pela polícia para tentar conter a invasão. “As bombas lá embaixo”, comenta o campo-grandense, enquanto protege a boca com a bandeira. A cena é de correria generalizada.
De Maracaju, morador que já se candidatou a cargo de vice-prefeito também publicou uma série de vídeos sobre toda a movimentação. Em uma das imagens, ele mostra o momento em que helicóptero da Polícia Federal faz voo rasante na área do STF para dispersar grupo que ocupou prédio. Em outras, filma viatura da Polícia Militar jogada em um espelho d ´água. “Está tudo tomado”, narra.
Até mesmo sobrinho de um deputado federal de Mato Grosso do Sul participou do ato. Em vídeo, ele caminha ao lado de centenas de pessoas rumo à área dos prédios depredados pelos manifestantes. “A esplanada não para”, grita.
Perfil divulga identidades
Nomeada ‘Contragolpe Brasil’, página no Instagram passou a identificar pessoas que participaram da invasão e depredação dos prédios públicos de Brasília. Na descrição, o perfil diz que o objetivo é identificar pessoas que “atentam contra a democracia”.
Até o momento, 121 publicações já foram feitas com fotos, nomes, cidade e, em alguns casos, as redes sociais dos manifestantes.
Manifestantes no Congresso
Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que iniciaram protestos em Brasília (DF), invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal).
Do mesmo modo, outro grupo, usando cores da bandeira, ocuparam o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. Os prédios foram depredados. A desocupação aconteceu horas depois.
Em Mato Grosso do Sul, horas após os atos em Brasília, manifestantes tomaram a avenida Duque de Caxias em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste) e mais tarde outro grupo bloqueou a BR-163, que foi liberada na madrugada desta segunda-feira (9), segundo informou a PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Fonte: Agência Brasil
O post Moradores de Mato Grosso do Sul participaram de invasão de prédios no DF apareceu primeiro em Veja Aqui MS.