No município de Concepcion, há 200 km de Ponta Porã, as imagens mostram nuvens rodando com rapidez e muito vento. A cena é da formação de uma supercélula, um tipo de tempestade caracterizada pelas nuvens girando, conforme explica a meteorologista do Cemtec/MS, Valesca Fernandes.
Apesar de menos comum, as supercélulas podem ocorrer com frequência maior durante a primavera. Mato Grosso do Sul pode ter mudanças bruscas no tempo e estragos a partir desta quinta-feira (6), devido à passagem de ciclone extratropical, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Chove forte em municípios de MS. Em Ponta Porã, a chuva causou alagamentos na cidade, com acumulado de 25 mm até às 10h de hoje. Em Mundo Novo, também na região sul, choveu 39 milímetros nas últimas 24 horas. E em Caarapó, 30 milímetros de chuva foram registrados.
Alertas de tempestade em MS
Em Mato Grosso do sul, os alertas emitidos a partir desta quinta-feira (6) vão do amarelo ao vermelho. O primeiro alerta a população para chuvas intensas, outro para perigo de tempestade e o mais severo, o vermelho, deixa os moradores em alerta para grande perigo de tempestade.
O alerta iniciado nesta quinta prevê chuvas intensas com volume de até 100 milímetros e também vendaval que pode atingir 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O alerta de grande perigo, que também inicia nesta quinta, prevê volumes de chuva ainda mais intensos, que podem superar os 100 milímetros.
Jornal Midiamax