A rainha do Reino Unido, Elizabeth II morreu hoje aos 96 anos. As causas não foram reveladas e ainda não foi divulgado como serão as cerimônias de despedida da monarca.
Nesta quinta-feira (8), os médicos que cuidavam da saúde da rainha afirmaram estar preocupados com o estado dela e chegaram a chamar integrantes da família real para estar ao lado dela no palácio de Balmoral, na Escócia, onde passava as férias.
Em comunicado oficial do Palácio de Buckingham a mensagem era de que a majestade permanecia em supervisão médica. “A rainha permanece confortável e em Balmoral”. Publicamente, ela já apresentava dificuldades para andar.
Às 13h30, no horário de Mato Grosso do Sul, o Palácio confirmou a morte, informando que a rainha partiu “pacificamente”.
A nota sobre o estado de saúde foi publicada um dia após Elizabeth cancelar uma reunião virtual com ministros. Vale acrescentar que, na terça-feira (6), ela empossou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, e se reuniu com Boris Johnson, que deixou o cargo. Esta é a terceira vez que uma mulher ocupa o posto.
A saúde da monarca já estava frágil no começo da semana, o que motivou, pela primeira vez na história, que os premiês tivessem que ir até Balmoral, a 800 km de Londres, para a cerimônia de posse. Tradicionalmente, a solenidade é realizada no Palácio de Buckingham.
Ficaram ao lado da rainha nos seus últimos dias, o filho mais velho e herdeiro do trono, príncipe Charles, e o neto dela e filho de Charles, o príncipe William. O príncipe Harry e a mulher, Meghan também foram até o castelo. Os outros três filhos da monarca, Andrew e Edward, e a princesa Anna, também estavam no local.
A rainha superou a covid-19 no início deste ano. Em fevereiro, o Palácio de Buckingham revelou que Elizabeth havia contraído o vírus e que apresentava “sintomas leves de resfriado”. Ela contou ainda que a doença a deixou “cansada e exausta”.
História – Elizabeth subiu ao trono em 1952 e completou 70 anos no poder. Ela é a rainha que mais tempo ficou no comando. Desde o ano passado, ela tem apresentado problemas de mobilidade e começou a utilizar uma bengala para ter um apoio ao caminhar.
Em outubro de 2021, ela já havia reduzido as aparições públicas e começou a desmarcar agendas oficiais de última hora. A situação coincidiu com o período de luto da rainha. Ela perdeu o marido, o príncipe Philip, 99 anos, em abril do ano passado.
Primeira filha do rei Eduardo VIII, ela assumiu o trono quando tinha 25 anos de idade. O seu reinado é marcado por uma série de polêmicas e segredos do palácio real, o que motivou inúmeros filmes e séries nessas sete décadas à frente do Reino Unido.
Campo Grande News