Apesar da queda das temperaturas neste final de semana, a capital sul-mato-grossense vai se despedir gradualmente do tempo ameno nos próximos dias.
Na previsão parcial, feita entre este o sábado e domingo, até às 14h, a Capital registrou queda de 10ºC na temperatura máxima, sendo, 31º C no sábado, e 21ºC neste domingo (17).
A expectativa para a semana subsequente é de tempo firme, com a presença de algumas nuvens e temperatura máxima na casa dos 30ºC, a partir desta quarta-feira (20).
Conforme o meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima continuará ameno nesta segunda-feira, com maior elevação da temperatura entre as 14h e 16h. O meteorologista ressaltou que o tempo poderá esquentar agradavelmente ao longo do dia.
“ Amanhã ainda fica “frio”, porque há algumas nuvens presentes no Estado, junto a uma frente fria, que devem sair na segunda. Isso faz com que a temperatura aumente e a umidade volte a cair. Deve esfriar um pouco durante a madrugada de domingo para segunda, mas o sol volta a esquentar o termômetro ao longo do dia. Com máxima de 26º C e mínima de 11ºC”, relatou.
Ainda de acordo com Olívio Bahia, este domingo foi o dia mais fresco, ou seja, os campo- grandenses não precisarão se preocupar com a temperatura, porque o frio não estará presente durante a semana.
Próximos dias
A partir de terça-feira (19) as temperaturas começarão a subir progressivamente. Em Campo Grande, o tempo volta a ficar quente, com máxima de 29ºC e mínima de 18ºC.
Já na quarta, esquenta ainda mais, com mínima de 19ºC e máxima de 30ºC. Na quinta-feira, a previsão é de tempo estável, com poucas nuvens e mesma temperaturas registradas no dia anterior.
Chuvas
O meteorologista, Bahia, explicou (conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais,), que as chuvas não estão sendo suficientes para melhorar a seca na região Centro-Oeste. No estado de Mato Grosso do Sul a região em que a incidência de chuvas foi mais expressiva compreende ao município de Corumbá, com 10,7 milímetros registrados.
“ Há condição para chuva só hoje (17), mas não em todo Estado. As chuvas estão bem fracas, chove 0,4 milímetros, para. Então volta a chover 0,4 mm. Não está chovendo nem um milímetro. Digo que as chuvas foram apenas garoas, bem localizadas”, pontuou.
Olívio acrescenta que se analisar o período das últimas 12h,Corumbá teve apenas 1.4 mm de chuvas, o que o meteorologista classifica como chuva fraca.
“Quando há uma frente fria, normalmente também vemos garoas e chuvas fracas! Previsão para semana é de tempo sem chuva, com um pouco de nebulosidade”, finaliza.
Umidade
Quanto a umidade relativa do ar, o índice volta a cair a partir desta quarta-feira (19). Olívio Bahia frisou que em alguns municípios do Estado a umidade poderá chegar a 30%. O que aumenta o risco de incêndios.
“A secura não melhorou, como não choveu para molhar, digo, a chuva não é contínua para molhar o solo e melhorar a umidade”, ressaltou.
Conforme o divulgado pelo Correio do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta a toda população para o risco de incêndios nesta época do ano. O comunicado foi publicado neste domingo (17).
Outros municípios
Corumbá- Segunda: Mínima: 14ºC, máxima: 35ºC / Terça: Mínima: 19ºC, máxima: 36ºC/ Quarta: Mínima: 1ºC, máxima: 34ºC
Três Lagoas-Segunda: Mínima: 17ºC, máxima: 34ºC / Terça: Mínima: 19ºC, máxima: 32ºC / Quarta: Mínima: 18ºC, máxima: 32ºC
Ponta Porã- Segunda: Mínima: 14ºC, máxima: 31ºC / Terça: Mínima: 18ºC, máxima: 32ºC / Quarta: Mínima: 18ºC, máxima: 31ºC
Correio do Estado