O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

O portal do MS
Siga nossas redes

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

(67) 9 9852-1595

Você repórter. Envie sua matéria

RegularizAgro: plano nacional vai promover regularização ambiental em áreas rurais

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Plano de ação governamental entre a União e os estados vai promover regularização ambiental em todos os biomas brasileiros, em conformidade com o Código Florestal.

Nomeado como Plano Nacional de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais (RegularizAgro), este será instituído pelo governo federal, após assinatura de decreto, que aconteceu nesta terça-feira (29).

A assinatura do decreto, feita pelo presidente Jair Bolsonaro e pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, aconteceu durante a cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural a famílias assentadas do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS).

Saiba mais sobre o RegularizAgro

O RegularizAgro é um plano que visa propor medidas e estratégias para o cumprimento das diretrizes da regularização ambiental nas propriedades rurais.

A partir dele, será prezado estabelecer um ambiente de segurança jurídico-institucional, de governança pública e articulação entre setores necessários ao cumprimento efetivo do Código Florestal.

Além disso, o RegularizAgro prevê a instituição de um Comitê Gestor e de Câmaras Técnicas, que poderão contar com a participação de especialistas no tema, para a definição de instrumentos normativos e técnicos.

Para o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Pedro Neto, o plano vai contribuir para o combate ao desmatamento ilegal.

“A estruturação do RegularizAgro vai possibilitar a construção de um planejamento estratégico de governo, visando contribuir com a agenda de regularização ambiental, em conformidade com o Código Florestal”, explica Pedro Neto.

Código Florestal Brasileiro

Criado em 2012, o Código Florestal Brasileiro dispõe sobre a proteção da vegetação nativa em todo o território nacional e criou o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A partir dele foram instituídos o Programa de Regularização Ambiental e o Programa de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente.

Comitê Gestor

Conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o RegularizAgro será elaborado e aprovado por um Comitê Gestor.

Este será composto por representantes do Mapa, do Ministério do Meio Ambiente, da Embrapa, do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

Segundo as informações, os membros do Comitê deverão ser indicados em até 30 dias após a publicação do Decreto.

O Plano deverá ser apresentado em um prazo de até 180 dias a partir da publicação do decreto. A proposta é que ao longo deste período os diversos atores sejam ouvidos e envolvidos neste processo garantindo que o Plano gere um amplo entendimento quanto aos próximos passos para implementação da legislação.

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.